Resultados Online

Médico Paciente
Qual a diferença do Raio-x, Tomografia, Ressonância e Ultrassom

Qual a diferença entre o Raio X, Tomografia, Ressonância e Ultrassom?

Todos são exames por imagem: Raio-X, Tomografia, Ressonância Magnética e Ultrassom, e ajudam na avaliação e diagnóstico de doenças.
É comum que alguns desses exames se complementem e os médicos os solicitem caso a caso.
Se você sempre quis saber mais sobre Raio-X, Tomografia, Ressonância Magnética e Ultrassom que você provavelmente já fez, acompanhe:

 

Raio-X

Raio-X ou radiografia é o exame geralmente usado para examinar estruturas internas, como os ossos, vísceras e vasos sanguíneos. Além de identificar lesões e infecções em órgãos.
Esse exame emite pouca radiação. Ainda assim, pode haver restrição para mulheres grávidas. É comum que os médicos perguntem sobre a possibilidade de gravidez, antes de realizar qualquer exame que emita radiação, por menor que seja.

 

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada (TC) usa o método de raio-X, mas é muito mais sensível. A TC permite captar e reconstituir imagens de órgãos com alta resolução no computador, a depender da quantidade de lâminas do equipamento.
Equipamentos de tomografia computadorizada mais modernos ainda fazem reconstituições em 3D.
Pela precisão desse exame, é muito usado para identificar tumores, hemorragias, fraturas e condições extremamente delicadas em órgãos e estruturas internas.
Um exemplo comum do uso da tomografia, principalmente em emergências, é a tomografia computadorizada do sistema nervoso central.

 

Ressonância Magnética

A ressonância magnética (RM) é diferente dos métodos anteriores, pois não emite radiação ionizante. Esse exame é feito em um equipamento que parece um tubo comprido e aberto nos dois lados.
Quando ali dentro, o paciente recebe ondas de rádio de um campo magnético. A RM capta imagens tridimensionais do corpo.
A precisão da ressonância magnética ajuda a avaliar lesões e anormalidades. Estruturas encefálicas, órgãos abdominopélvicos e sistema musculoesquelético são melhor avaliados em uma RM.

 

Ultrassonografia

A ultrassonografia ou ultrassom é outro exame por imagem que não usa radiação ionizante. É através de uma sonda que se gera ondas sonoras para produzir imagens.
A ultrassonografia é muito usada para:

Entre os principais tipos de ultrassonografia, estão: morfológica, 3D e 4D, das mamas, da tireoide, pélvica e abdominal.
É importante fazer o exame recomendado pelo médico e aguardar o especialista para avaliar a imagem.

Cliniimagem