Resultados Online

Médico Paciente
O que é ultrassom morfológico

O que é o ultrassom morfológico?

O ultrassom morfológico é o exame de imagem utilizado para avaliar e acompanhar o desenvolvimento do bebê dentro do útero.
Esse exame é essencial, pois ajuda a identificar doenças e malformações. E o quanto antes problemas forem descobertos, melhor para a saúde do bebê.
O ultrassom morfológico também identifica o sexo do bebê e marca um momento especial para os pais, que podem ver sinais de que o feto está se desenvolvendo.

 

Período da gestação para fazer o exame

A recomendação é que o ultrassom morfológico seja feito entre as 18 e as 24 semanas da gestação (segundo trimestre).
Nesse período, o bebê já está desenvolvido o suficiente, o que evita erros na identificação de doenças.

 

O que é examinado no ultrassom morfológico

Como foi observado, esse exame é muito importante para avaliar o desenvolvimento do bebê.
O ultrassom morfológico examina:

Com esse exame, portanto, o médico avalia o crescimento e o desenvolvimento do bebê, monitora os batimentos cardíacos e funcionamento de outros órgãos, e ainda identifica o risco de pressão alta na mãe.

 

Importância de realizar o ultrassom morfológico

O ponto principal é prezar pela saúde do bebê e da mãe. Como muitas doenças são identificadas com o ultrassom morfológico, é imprescindível fazê-lo durante o período de gestação indicado pelo obstetra.
Qualquer possibilidade de problema, os médicos costumam repetir o ultrassom para ter certeza e até associam a outros exames para confirmar o diagnóstico.
Em alguns casos, o ultrassom morfológico pode ser feito entre as 33 e 34 semanas de gestação (3º Trimestre): principalmente na suspeita de malformação e gestante com infecção que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Vale ressaltar que se a gestante não fizer o ultrassom morfológico no 1º e 2º trimestre, deve fazê-lo no 3º Trimestre.
O acompanhamento da gestação é vital para saber se está tudo bem com o feto e se algum preparo será necessário para o parto no futuro.
Ultrassons 3D e 4D são outros exames de imagem que auxiliam na avaliação do bebê e mostram ainda mais detalhes.

Cliniimagem