Search
Generic filters

Resultado On-line

Suporte: 48 98482 1919

Search
Generic filters

Resultado On-line

PET-CT

O exame

O PET-CT é um exame que avalia o metabolismo das estruturas, mais especialmente osso, músculo, cérebro, pulmão e fígado, entre outros órgãos. É realizado em aparelhos acoplados de Medicina Nuclear e Tomografia Computadorizada, que permitem combinar as imagens metabólicas com as anatômicas, obtidas pelas duas técnicas – PET-TC (do inglês PET-CT, Positron Emission Tomography Computed Tomography).

Em Oncologia, a grande indicação do PET-CT é para a detecção de tumores e suas metástases.

 

Como é feito

O paciente recebe uma injeção endovenosa de glicose marcada com um composto radioativo FDG. Este se distribui pelo corpo todo, mas se concentra em maiores quantidades nos tecidos tumorais, porque os tumores malignos apresentam metabolismo mais acelerado e consomem mais glicose que os tecidos normais. Dessa forma, aparecerá como manchas ou regiões de brilho mais intenso nas áreas em que houver lesões tumorais.

 

Para o que serve

O exame não apenas detecta a presença de tumores, mas é capaz de medir a intensidade luminosa que aparece nas imagens. Por meio da análise dessa intensidade, obtém-se a noção da atividade metabólica tumoral: quanto maior, mais intenso é o brilho.

PET-CT é um exame útil nos casos em que há suspeita de metástases que não aparecem em outros exames de imagem, além de auxiliar no diagnóstico diferencial entre nódulos benignos e malignos.

 

Riscos do exame

As doses de radiação emitidas pelo radiotraçador administrado são pequenas e muito seguras, sem efeitos adversos em curto ou longo prazo. Raramente ocorrem reações alérgicas.

As mulheres devem informar ao médico se estão grávidas ou amamentando.

 

Duração do exame

Como há necessidade de esperar que o radiotraçador se acumule nos tecidos estudados, o exame é realizado uma hora após a injeção do material.

As imagens são obtidas após 1 hora da injeção do FDG, para dar tempo da substância radioativa ser absorvida pelo organismo.

O paciente fica cerca de 2 horas na clínica, permanecendo no aparelho do PET-CT de 15 a 30 minutos.

 

Exames anteriores

Para que seja possível observar a evolução de eventuais alterações, é imprescindível sempre trazer os seus exames anteriores. Caso tenham sido feitos na Cliniimagem, basta saber a senha de acesso ao portal.

Pet Scan

Baixar Arquivo

©Cliniimagem. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Drift Web