Resultados Online

Médico Paciente
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

O exame

É uma técnica de imagem utilizada na radiologia para adquirir imagens da anatomia e dos processos fisiológicos do corpo. Tem utilidade para: estudo do cérebro e medula, mamas, análise de músculos e ossos, abdômen, coluna vertebral e sistema cardiovascular.

É totalmente indolor, não-invasivo, não utiliza radiação e sem efeitos colaterais. Permite um estudo dos órgãos em funcionamento, contribuindo, inclusive, para traçar estratégias pré-cirúrgicas. Utiliza-se de um grande campo magnético de 1,5 Tesla para adquirir imagens das regiões de interesse.

 

Como é feito

O paciente é colocado no equipamento conforme a parte do corpo a ser examinada. É um exame tranquilo, indolor, devendo somente ser necessário permanecer imóvel.

Com relação ao ruído/barulho que o equipamento emite durante as aquisições de imagens, sempre utilizamos protetores auriculares, que têm o propósito de atenuar este barulho.

A temperatura da sala de exames necessita permanecer em torno de 20°C, por isso, disponibilizamos cobertores para que os pacientes se sintam mais confortáveis.

Um dispositivo sonoro (campainha) é colocado na mão do paciente, para chamar a equipe técnica/médica, caso ele se sinta desconfortável, ou muito preocupado, durante o exame.

 

Tempo de duração

A duração desse exame varia de acordo com a estrutura a ser examinada, em média de 15 a 40 minutos.

 

Informações de segurança

Na sala de exames, é proibida a entrada de pessoas portadoras de marcapasso cardíaco, clipes de aneurisma cerebral que não seja compatível com o equipamento, próteses auditivas ou implantes auditivos e válvulas cardíacas metálicas.

É de extrema importância informar a equipe técnica, antes do exame, sobre a presença de próteses em seu corpo, pois elas podem interagir com o campo magnético.

Não é permitido entrar na sala de exames com materiais metálicos. Deve-se remover todos os objetos (próteses móveis, anéis, relógio, prendedor de cabelo, óculos, celular etc.). Será disponibilizado um local seguro para guardar seus pertences. Evite vir com maquiagem no dia do exame e com cabelos molhados.

 

Contraste

Serve para realçar as imagens obtidas durante o exame, permitindo o diagnóstico diferencial das lesões, por exemplo: diferencia um tecido sadio de um alterado e é utilizado principalmente para o estudo de estruturas vasculares, sistema nervoso central e órgãos do tórax e abdômen.

O contraste utilizado nos exames de Ressonância Magnética é o Gadolínio, considerado o mais seguro. Para a realização do exame, também é indicado jejum de 3 horas, caso seja necessária a utilização.

 

Exames anteriores

Para que seja realizada a comparação entre os exames atuais e anteriores, e demonstrar a evolução de eventuais alterações, é imprescindível que o paciente traga os exames anteriores.

Preparo de Exames

Preparo de Exames

Colangioressonância

Baixar Arquivo

Ressonância Abdômen Superior

Baixar Arquivo

Ressonância de Abdômen Total

Baixar Arquivo

Ressonância de Mama

Baixar Arquivo

Ressonância Coluna e Articulações

Baixar Arquivo

Ressonância Crânio - Sela Túrcica - Mastoides

Baixar Arquivo

Ressonância Pelve

Baixar Arquivo

Ressonância Pelve para Pesquisa de Endometriose

Baixar Arquivo

Ressonância Cardíaca

Baixar Arquivo

Cliniimagem