Resultados Online

Médico Paciente
MAMOGRAFIA DIGITAL

MAMOGRAFIA DIGITAL

MAMOGRAFIA DIGITAL

O exame

É um exame de diagnóstico por imagem que utiliza um equipamento específico e dedicado a produzir radiografias das mamas, com uma dose muito baixa de radiação. É o melhor método disponível para a detecção precoce de patologias, sendo capaz de detectar alterações milimétricas, permitindo identificar nódulos, microcalcificações, assimetrias mamárias, distorções do parênquima, alteração da pele e das axilas.

 

Como é feito

A mama é posicionada em um suporte especial de acrílico, onde é realizada uma compressão desta estrutura, com a finalidade de espalhar melhor o tecido mamário e, assim, permitir a melhor identificação de alterações. A compressão é rápida, o desconforto é tolerável e é completamente necessária para a realização de um bom exame.

 

Orientações básicas

É importante não usar desodorantes, cremes ou qualquer tipo de cosmético nas mamas e axilas. Recomenda-se realizar o exame entre o quinto e o décimo dia do ciclo menstrual, quando as mamas estão menos sensíveis.

 

Exames anteriores

Para que seja realizada a comparação entre os exames atuais e anteriores, e demonstrar a evolução de eventuais alterações, é imprescindível que o paciente traga os exames anteriores.

 

Cliniimagem