Resultados Online

Médico Paciente
BIÓPSIAS / PUNÇÕES

BIÓPSIAS / PUNÇÕES

BIÓPSIAS / PUNÇÕES

Exame

Biópsias e Punções orientadas por Ultrassom ou Tomografia Computadorizada são procedimentos que auxiliam, esclarecem e determinam a benignidade ou malignidade de determinadas lesões.

O procedimento é realizado através da introdução da agulha em direção à lesão, recolhendo-se material que, fixado em lâminas, é enviado para estudo das células  (citopatológico) e posterior diagnóstico. Habitualmente, as coletas de biópsia não apresentam complicações.

A biópsia aspirativa, conhecida como punção aspirativa ou biópsia por agulha fina, é um método de diagnóstico que consiste em introduzir uma agulha (mais fina do que a utilizada para tirar sangue) em um nódulo. É utilizada frequentemente nos nódulos da tireoide, mamas, gânglios etc.

A biópsia de próstata transretal é a análise por fragmentos, que são retirados através de uma agulha grossa e enviados para a análise citológica.

A biópsia de mama é uma punção aspirativa por agulha grossa. Neste exame, colhe-se o fragmento do nódulo para análise histopatológica para verificar se é benigno ou maligno.

 

Exames anteriores

Para que se possa estabelecer comparação entre os exames atuais e anteriores, a fim de demonstrar a evolução de eventuais alterações, é imprescindível que os pacientes sempre tragam os exames anteriores.

Cliniimagem