Resultados Online

Médico Paciente
Como é feita uma tomografia computadadorizada?

Como é feita uma tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada é um exame não-invasivo, que não causa nenhuma dor e utiliza raios-X para captar imagens internas do corpo.
O que pode assustar um pouco os pacientes que nunca fizeram o exame, é o tamanho da máquina.
Mas não precisa ter preocupação, pois a máquina de tomografia computadorizada é ampla o suficiente para que o paciente não se sinta desconfortável em seu interior.

 

Antes do exame:

Embora seja um exame rápido, é importante ressaltar que a área do corpo a ser examinada vai determinar o tempo de duração, que pode chegar a 30 minutos.

 

Contraste iodado

O que determina a injeção de contraste iodado é a necessidade de melhor visualização dos vasos sanguíneos. A sensação de calor que o paciente sente pode causar um leve desconforto, mas não demora a passar.
Outras sensações que são raras, mas que podem ser causadas pelo contraste: náuseas, coceiras e irritação. O paciente deve informar imediatamente sobre qualquer sensação diferente durante o exame.

 

Durante o exame

O paciente irá deitar em uma espécie de mesa para entrar na máquina de tomografia computadorizada. É como estar dentro de um túnel. Os especialistas vão pedir que o paciente fique imóvel. Prender a respiração também será solicitado. Essas ações ajudam na nitidez da imagem captada.
Dentro da máquina, a radiação é direcionada sobre a área a ser analisada e imagens são formadas no computador.

 

Principais vantagens

O raio-X é menos vantajoso porque não permite a análise de secções transversais do corpo. As camadas captadas são sobrepostas. Esse detalhe dificulta a visualização e percepção das estruturas internas.

 

Principal desvantagem

Por outro lado, a radiação ionizante utilizada na tomografia computadorizada é maior do que de uma radiografia comum. O efeito dessa radiação pode ser negativo ao organismo.
Os especialistas que solicitam tomografia computadorizada precisam conciliar a redução da dose de radiação e a quantidade de exames. Essa é uma medida de segurança para os pacientes.
Portanto, essa é a principal desvantagem desse exame de imagem.
A tomografia computadorizada é mais precisa do que uma radiografia comum e ajuda na identificação e análise de tumores, fraturas, anomalias nos tecidos e outras alterações internas.

Cliniimagem